Blog

Principal / Blog

5G - O Futuro da Internet no Brasil

Post

Desenvolvida em 2019 nos EUA, nos últimos meses vem sendo divulgado na imprensa brasileira a tecnologia 5G (quinta geração) para à rede móvel digital, aumentando consideravelmente a velocidade de upload e download de arquivos, trazendo maior estabilidade e menos congestionamento a rede.

Na prática, se traduz no novo padrão de Internet móvel que os smartphones, tablets, notebooks passarão a utilizar em todo o país, substituindo o padrão anterior, o 4G. Quando os dispositivos móveis não estão conectados a uma rede Wi-Fi mas sim através da rede móvel das operadoras de telefonia é que percebemos a importância da tecnologia banda larga para o acesso ao mundo virtual, especialmente, ao assistirmos um vídeo no youtube ou quando realizamos o download de um arquivo, como um filme, por exemplo. 

Justamente, a proposta da quinta geração para a rede móvel visa fornecer conexões ultra-rápidas para tais dispositivos, podendo chegar a até 10 gigabits por segundo.  Mas será que ainda vale a pena comprar um smartphone com tecnologia 4G? Em relação ao Brasil, depende, pois a 5G ainda encontra-se em fase de implantação e não é possível prever a substituição total da antiga rede 4G, antecedida pela rede 3G. Os aparelhos 4G não podem se beneficiar da nova rede, pois se exige dos dispositivos a habilitação sem fios exclusiva para 5G.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que o 5G Standalone, conhecido como 5G puro, estará disponível em 20 pontos no Brasil neste ano e em todas as capitais até julho de 2022. Faria participou de uma audiência pública sobre o tema durante a 6ª reunião do grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que trata da implantação da tecnologia 5G no Brasil.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1403464&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1403464&o=node

Faria foi questionado pelos deputados sobre as tecnologias que a comitiva brasileira conheceu em empresas na Finlândia, na Suécia, no Japão e na China. O ministro respondeu que, durante a missão, pode conhecer uma grande diversidade de aplicações práticas do 5G e chegou a conhecer o 6G, tecnologia que ainda está em fase inicial de testes.

Entre as aplicações práticas do 5G, Faria citou para os parlamentares a importância do 5G para atender a indústria, que vai possibilitar o avanço da Internet das Coisas no país. Na indústria, o ministro exemplificou que o 5G vai facilitar o monitoramento de toda a cadeia produtiva, do campo até a prateleira do supermercado.

"É muito mais do que um aumento de potência e velocidade. Serão cem vezes de aumento e teremos uma redução muito grande na latência, o que vai permitir a um médico na capital federal operar um paciente na Amazônia. Outro exemplo está nos veículos. Nossos filhos vão poder ir à escola em um carro ou ônibus sem motorista e, para isso, precisamos do 5G standalone, que é o 5G puro", disse Faria.

Fonte: Agência Brasil (2021)